segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Vagões Descarrilados: Tempo

Isso ai é um assunto que dá muito pano pra manga, e pode acreditar isso é verdade, quer ver como conseguirei gastar todo um espaço de tempo para falar sobre o tempo.

E o tempo que quero falar não é o meteorológico, mas aquele tempo que todo mundo reclama, relembra, sonha, passa, vive, aproveita, desperdiça. Como podemos ver o tempo tem muitas facetas.

E isso já foi falado nos textos bíblicos:

Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de
arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de
construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar
e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo
de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder;
tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de
remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo
de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. (Eclesiastes 3:2-8)


Portanto tudo tem seu tempo, e não adianta como já diz o ditado bota a carroça na frente dos bois, já que se neste momento você está triste, haverá um momento em que você se sentirá feliz.

Como tudo tem seu tempo, este tempo também não é absoluto é relativo, e ainda por cima é uma teoria dos maiores gênios da física, Albert Einstein, não sou um especialista nisso, mas se não me engano a teoria da relatividade diz que o espaço-tempo é relativo, um exemplo claro disso é exemplificado de uma maneira simples, "Ponha sua mão num forno quente por um minuto, e isto lhe parecerá uma hora. Sente-se ao lado de uma bela moça por uma hora e lhe parecerá um minuto. Isto é relatividade" (Albert Einstein).

Apesar de o tempo ser absoluto nas condições normais, nos fazemos ele ser relativo em nossa mente, por isso é necessário que aproveitemos cada minuto de nossa vida, as vezes acho que não faço isso, pois sempre paro e penso no que passou e no que poderia ter feito, e vejo que sempre sobrou vaga para uma ação em determinados momentos. Muitas pessoas dizem que não se arrependem do que fizeram, eu duvido, ninguém fez tudo o que quis na hora certa, portanto existe momentos que serão inesquecíveis, e aqueles que você tentara esquecer por ter deixado de fazer. Sinceridade, se você não gostou de algo que passou, fique arrependido, mas não se esqueça que a vida continua.

O tempo lhe dá sucessos, mas também lhe dá fracassos, e o tempo não para, apenas passa, portanto o tempo passado deve ser lembrado, para que os erros cometidos não aconteçam novamente, mas o mais importante, o tempo presente está aqui, então aproveite ele, caso contrário será mais um tempo passado.