domingo, 15 de abril de 2007

Wine no Debian amd64

Este fim de semana eu resolvi, dar uma configurada no meu linux, por isso comecei fazendo upgrade de todos os pacotes, em seguida fui pro beryl(não irei falar sobre isso por que a internet já tem bastante artigo) e depois pro wine e não encontrei nada que resolvesse meu problema, e resolvi em vez de tentar utilizar pacotes e chroot, compilar e instalar o wine por minha conta, para isso fui ao site wineHQ e lá procurei no wiki pelo procedimento de instalação e acabei encontrando o artigo "How to build 32-bit Wine on a 64-bit (x86-64) system" que explica fazer o que eu queria.

Fiz o procedimento para o debian tudo beleza esperei uns 30 minuto pra compilar, e fui lá rodar o wine e adivinha só... não funcionou estava dando um erro
"The X11 driver is missing.", lá fui eu no google procura sobre este erro, depois de muito procurar descobri que estava faltando uma biblioteca.

E agora que biblioteca é essa é algum pacote que não estava funcionando, será que foi alguma coisa que eu fiz errado quando eu compilei, fuça daqui, fuça de lá, resolvi desistalar o wine, para fazer execute este comando dentro do diretório dos fontes:

make uninstall

Em seguida refiz os passos novamente e prestei mais atenção nos warnings após o ./configure e descobri que estava faltando pacotes a serem instalados, tais pacotes estão no artigo "
Recommended Packages (Building Wine on 32bit)"
mesmo não tendo instalado todos os necessários consegui fazer os warnings sumir e compilar, após isso já consegui carregar o winecfg e agora estou executando o uTorrent, programa que mantinha meu computador ligado 24 horas no windows.

Meu próximo objetivo é fazer rodar os jogos, mas isso fica pra um outro final de semana em que eu resolver meter a mão na massa.

3 comentários:

Walter Cruz disse...

Oi Fernando! Um dos projetos do Google Summer of code desse ano e fazer o wine mais compatível com a arquitetura amd64.

Quem sabe daqui a um tempo possamos fazer aptitude install wine no 64?

Referência:
http://code.google.com/soc/wine/appinfo.html?csaid=C61BEBF5CD2AEAC4

Fernando Braz de Souza disse...

Walter,

Isso seria uma mão na roda, pq quando tiver que fazer atualização, não será necessário baixar fontes, descobrir as dependências, compilar e torcer os dedos para ver se vai funcionar.

Caso o projeto tenha uma boa evolução tudo estará feito com um simples comando.

Walter CRuz disse...

Hehhee.

Estou brigando com o wine no feisty 64 agora :)

English Learning

O English Learning faz a busca somente em sites e blogs que tratam sobre o aprendizado do inglês.

Add to Google