quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Semana Retrasada

De tempo em tempo eu apareço por aqui e desta vez eu resolvi colocar uma dica de Português que eu acabei de ler do Prof. Paulo Hernandes. É bem interessante e eu semprei errei nisso.


Semana retrasada

É comum ouvirmos essa expressão com
sentido de “semana anterior à passada”. Trata-se de equívoco resultante do
desconhecimento do real sentido das palavras.

A semana que acabou de terminar é a passada. A anterior a ela é a atrasada. A anterior à atrasada, essa, sim, é a semana retrasada.
Assim, temos:

  • última semana antes da atual – passada;
  • semana anterior à passada – atrasada;
  • semana anterior à atrasada – retrasada.

Outra controvérsia existente a propósito de semanas é a que gira em torno do dia em que elas principiam. Uns alegam que é a segunda-feira, outros garantem ser o domingo. Os que defendem esta posição argumentam que a segunda-feira, por ser “segunda”, é o segundo dia da semana. Logo, ela começaria no domingo.

Isso decorre de confusão com a etimologia dos nomes dos dias da semana, que têm relação com feiras que ocorriam em festejos religiosos do passado. Na verdade, a semana começa mesmo é na segunda. Prova disso é a expressão fim de semana. Que você entende por “fim de semana”? Se entender que é a reunião do sábado e do domingo, considerará que estes dias finalizam a semana. Se o domingo é o último dia
semanal, ela começa de fato na segunda-feira.


Fonte: Professor Paulo Hernandes

E até quando eu resolver postar algo novo aqui.

Nenhum comentário:

English Learning

O English Learning faz a busca somente em sites e blogs que tratam sobre o aprendizado do inglês.

Add to Google